Foto: Pedro Piegas (Diário)
O projeto de lei que tentou proibir o uso de canudos de plástico em Santa Maria foi um tiro que saiu pela culatra, pois agora a Câmara aprovou a permissão para uso do canudo com plástico biodegradável - na verdade, é um produto que só se esfarela em menos tempo, mas não deixa de poluir, pois é plástico também. Foi assim com a tentativa de proibir as sacolas plásticas em supermercado, que acabou não dando certo.
Câmara aprova alteração em lei que proíbe canudos plásticos
Claro que é importante ter a preocupação e tentar lutar contra a poluição, até para conscientizar a população do impacto do plástico no meio ambiente - usar canudos reutilizáveis seria um avanço. Mas talvez fosse bem mais eficiente lutar e cobrar para a implantação de uma coleta seletiva eficaz do que ficar se atendo só ao problema dos canudos.
Prefeitura deve anunciar reajuste da tarifa e licitação de ônibus nesta sexta
As sacolas e os canudos são só a ponta do iceberg, pois a geração de lixo não reciclado é muito grande - basta separar o lixo em casa para perceber. As garrafas pets, por exemplo, entopem bem mais os bueiros. E é grande a quantidade de lixo de todos os tipos que acaba indo para arroios ou para o aterro sanitário junto com lixo orgânico, deixando um passivo para o futuro.